Você está aqui :   Publicações   »   Termos Técnicos

Termos Técnicos

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

 ABGD
Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos
ABSENTEÍSMO
Falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde.
ACERVO
Conjunto de publicações, documentos e materiais que constituem uma biblioteca.
ACTIVEX
Tecnologia desenvolvida pela Microsoft em meados da década de 90 do século XX para o desenvolvimento de páginas dinâmicas de conteúdo interativo para a Web.
ACURACIDADE
Porcentagem de caracteres que foram interpretados corretamente por um software de ICR/OCR
ADMINISTRATIVO
Arquivo histórico. Veja Arquivo Permanente
ADSL (Asymmetric Digital Subscribe Line)
É uma tecnologia de transmissão assimétrica de dados em alta velocidade (banda larga) através de circuitos telefônicos por fio que permite uso simultâneo para troca de dados e o serviço telefônico.
AGREGAÇÃO
O processo de combinar dados de diferentes criações, insumos e instrumentos de autor e outros sistemas.
ALMANAQUE
Obra com informação miscelânea e estatística sobre muitos assuntos. Ex. Almanaque Abril.
AMOSTRAGEM
Fragmento de uma série documental destinada à eliminação, selecionado por meio de critérios específicos para guarda permanente, a fim de exemplificá-la, revelar especificidades ou alterações de rotinas administrativas ou de procedimentos técnicos, ou registrar ocorrências em momentos marcantes.
ANAIS
Documento com apresentação cronológica extensa dos fatos e notícias relativas a uma organização ou evento.
ANÁLISE DE ASSUNTO
Processo de identificação do conteúdo intelectual de uma obra.
ANOTAÇÃO
Nota, num catálogo ou bibliografia, descrevendo ou avaliando a publicação. Ex.: "Conferência apresentada no Fórum Social de Porto Alegre, 2002". "Bibliografia p. 147-52".
ANSI (American National Standards Institute)
Principal órgão normatizador dos Estados Unidos
ANUÁRIO
Publicação de caráter geral, editada a cada ano, com informações gerais e atualizadas sobre os tópicos incluídos.
API (Application Program Interface)
Interface entre o software de aplicação e uma outra aplicação ou ferramenta.
APPROACH
Abordagem
AQUISIÇÃO
Processo de obtenção de publicações e materiais por compra, permuta ou doação.
ÁREA
Uma das seções principais da catalogação descritiva nas quais se reúnem dados relativos a uma categoria.
ARMAZENAGEM
Alocação e manutenção de embalagens padronizadas ou não (caixas de papelão, tubos, etc.) em estantes padronizadas, dentro de ambientes com ítens de segurança contra incêndio, roubo, intempéries, insetos, etc. A localização da embalagem é assegurada por sistema gerenciador utilizando-se o código em barras nas embalagens.
ARQUIVO
É um ou mais conjuntos de documentos, de qualquer época, forma e suporte material, produzidos, recebidos e acumulados em processo natural por uma unidade no exercício de suas funções ou conservados para servir de referência, prova, informação ou fonte de pesquisas.
ARQUIVO CORRENTE
Conjunto de documentos estreitamente vinculados aos fins imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos e que, mesmo cessada sua tramitação, se conservam junto aos órgãos produtores em razão da frequência com que são consultados. O mesmo que Arquivo.
ARQUIVO DIGITAL
Conjunto de informações as quais podem conter planilhas, textos, imagens, etc. Usualmente, armazenamos os arquivos em mídias ópticas (CDR, CDRW, MO, etc) ou magnéticas (Disco Rígido, Zip Disk, disquetes, etc.)
ARQUIVO INTERMEDIÁRIO
Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguardam em depósito de armazenamento temporário sua destinação final.
ARQUIVO PERMANENTE
Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor para a eficácia da ação administrativa, como prova, garantia de direitos ou fonte de pesquisa.
ARQUIVOLOGIA
Disciplina que tem por objeto o conhecimento da natureza dos arquivos e das teorias, métodos e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização.
ASCII (American Standard Code for Information Interchange)
Formato padrão para geração de arquivo de dados em microcomputadores.
ASP (Application Service Provider)
Fornecedores de Apliações e Serviços
ASSINATURA DIGITAL
Assinatura eletrônica que pode ser usado para autenticar o remetente de uma mensagem.
ASSUNTO
Tema ou tópico tratado por um autor numa obra, explicitado ou não no título.
ATIVIDADE-FIM
Conjunto de operações que uma instituição leva a efeito para o desempenho de suas atribuições específicas e que resulta na acumulação de documentos de caráter substantivo para o seu funcionamento.
ATIVIDADE-MEIO
Conjunto de operações que uma instituição leva a efeito para auxiliar e viabilizar o desempenho de suas atribuições específicas e que resulta na acumulação de documentos de caráter instrumental e acessório.
ATLAS
Reunião de mapas ou gravuras ilustrando qualquer assunto como Anatomia, Botânica, etc. Em serviços de informações gerais, para evitar ambiguidade do vocabulário usado. Deve ser acrescentado o respectivo qualificativo. Ex.: Atlas Geográfico; Atlas de Anatomia, etc.
ATM (Asynchronous Transfer Mode)
Definição 1: Modo de transferência de dados com uma técnica de multiplexação em pacotes. Esta técnica cria células pequenas de informação (32-120 octetos). Normalmente usada em transmissão por fibras ópticas.
Definição 2: Modo de transferência de dados assíncrono. Uma tecnologia voltada a acelerar a transferência de dados por rede. Nota: As transferências de dados podem se dar através de "canais" síncronos (sincronizados) ou assíncronos (não sincronizados). Avaliação de documento. Trabalho interdisciplinar que consiste em identificar valores para os documentos (imediato e mediato) e analisar seu ciclo de vida, com vistas a estabelecer prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos e eficiência administrativa, bem como para a preservação do patrimônio documental.
AUDITORIA
Trails-Log de quem alterou o quê e quando para a responsabilização.
AUTOR
Pessoa ou organização criadora do conteúdo intelectual de uma obra.
AVALIAÇÃO 180 GRAUS
É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefes.
AVALIAÇÃO 360 GRAUS
Sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário nõ é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa.